UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/05/2009 - 13h15

Índice de tendência futura da economia dos EUA sobe em abril

EFE
Nova York, 21 mai (EFE).- O índice de tendência futura da economia dos Estados Unidos subiu um ponto em abril, o primeiro aumento em sete meses e um registro mais favorável do que se esperava, segundo dados divulgados hoje pela entidade The Conference Board.

Esse índice, que busca dar uma visão do comportamento da economia dos Estados Unidos a um prazo de cerca de seis meses, está agora em 99 pontos, após ter retrocedido 0,2 ponto em março e 0,5 ponto em fevereiro.

Os analistas previam uma alta de 0,8 ponto nesse indicador, para o qual são levadas em conta dez variáveis econômicas.

O subíndice de tendência atual da economia caiu 0,2 ponto no mês passado e está em 101,1 pontos, após retroceder 0,6 ponto em março e registrar uma queda semelhante no mês anterior.

O subíndice que mede a variação de dados econômicos que mudam depois que outros, como é o caso do emprego, caiu 0,5 ponto e ficou em 112,5 pontos, após registrar quedas de 0,5 ponto em março e 0,6 ponto em fevereiro, respectivamente.

Ken Goldstein, economista dessa entidade de análise, disse que os indicadores de tendência sugerem que a recessão nos Estados Unidos continuará no curto prazo, mas a queda na atividade "será menos intensa".

Acrescentou que não há certeza sobre o tempo que levará para perceber sinais de que a economia está avançando.

"Se os indicadores continuarem no caminho atual, esse ponto pode ser alcançado na segunda metade deste ano", acrescentou o especialista, em comunicado à imprensa.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host