UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/05/2009 - 13h58

Irã e Paquistão iniciam segunda fase para construir gasoduto até a Índia

EFE
Teerã, 22 mai (EFE).- Irã e Paquistão iniciaram hoje a segunda fase das negociações de um ambicioso projeto para a construção de um gasoduto que a princípio pretende também levar gás iraniano até a Índia, anunciou hoje a imprensa local.

O objetivo da negociação é pactuar uma data definitiva para a assinatura do compromisso final de um projeto batizado como "o encanamento da paz" que começou em 2006 com a participação dos três países envolvidos.

No entanto, em setembro do ano passado, Nova Dhéli decidiu abandonar as reuniões tripartites e expressou seu desejo de negociar as tarifas e os impostos de passagem do gás de forma bilateral com Islamabad.

O Hayatoleslam Ghanimifar, representante especial do Ministério de Petróleo iraniano para este projeto de mais de US$ 7 bilhões assinalou na quarta-feira passada que o Irã espera poder começar a fornecer gás ao Paquistão em um prazo não superior a cinco anos desde a assinatura final.

O representante iraniano especificou que está previsto que a Índia pode se unir ao projeto no momento que o considerar oportuno.

O Irã guarda sobre seu subsolo as segundas maiores reservas provadas mundiais de gás, que representam quase 15% das que existem no planeta.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host