UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/05/2009 - 18h39

Honda é automobilística mais respeitada por fornecedores, diz estudo

EFE
Washington, 25 mai (EFE).- A Honda se tornou a primeira montadora automobilística com a qual os fornecedores querem manter relações comerciais, ultrapassando a Toyota, que ocupava o lugar desde 2002, segundo um estudo divulgado hoje.

O estudo, elaborado pela empresa Planning Perspectives, documenta as relações das três principais montadoras americanas e das três principais empresas japonesas com os fornecedores.

De acordo com os resultados anunciados hoje, a Ford continua sendo a primeira fabricante americana, seguida pela General Motors (GM). A Chrysler se encontra em último lugar.

O relatório indica que a Ford, que, há só dois anos, tinha as piores relações com os fornecedores no setor, não só ocupa o primeiro lugar entre as montadoras americanas, mas se aproxima da Nissan, a terceira maior fabricante japonesa.

Enquanto isso, a Chrysler - que declarou moratória em 30 de abril - segue registrando resultados piores, após ocupar, em 2006, a primeira colocação entre as empresas americanas.

O presidente e conselheiro da Planning Perspectives, John W. Henke, disse que a razão pela qual a Toyota perdeu o primeiro lugar é "a inexperiência de sua equipe".

"Os fornecedores sugerem que a razão potencial desta queda é um pessoal mais jovem e menos experiente no grupo de compras da Toyota", afirmou Henke em comunicado.

Ele também identificou a razão da melhora da Ford.

"Há dois anos, a companhia transferiu o responsável de Compras na Europa aos Estados Unidos. O resultado foi uma melhora dramática nas relações com os fornecedores tanto este ano quanto no anterior", explicou Henke.

O estudo informou que a Honda obteve 349 pontos, Toyota, 339, Nissan, 268, Ford, 232, GM, 183 e Chrysler, 162.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host