UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/05/2009 - 15h52

Netanyahu quer erradicar "ameaça" de programa nuclear iraniano

EFE
Jerusalém, 25 mai (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou hoje que, se Israel não erradicar a ameaça representada pelo programa nuclear iraniano, ninguém o fará.

"Israel não é como outros países. Encaramos desafios de segurança que nenhuma outra nação enfrenta, e nossa necessidade de dar uma resposta a estas ameaças é crítica", declarou o primeiro-ministro durante uma reunião com membros de seu partido, o conservador Likud.

Netanyahu, que se reuniu há uma semana em Washington com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, justificou a postura tradicional de Israel ao dizer que "o verdadeiro perigo é menosprezar a ameaça" que o programa nuclear do Irã representa.

O chefe do Executivo israelense afirmou que existe um entendimento com Obama quanto ao fato de que o objetivo mais importante para ambos os países é impedir que Teerã adquira capacidade nuclear militar.

Horas antes, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, afirmava que a iniciativa diplomática dos EUA de negociar com o Irã para que o país suspenda seu programa nuclear têm poucas chances de sucesso.

"Acho que a chance de que o diálogo consiga cessar os esforços nucleares do Irã é muito reduzida", declarou Barak à rádio pública israelense.

O ministro da Defesa de Israel disse acreditar que o Irã representa uma das "mais sérias e potenciais ameaças" contra seu país e reiterou que não descarta nenhuma opção frente ao programa nuclear de Teerã.

Desde sua chegada ao poder em janeiro, Barack Obama expressou sua vontade de dialogar com Teerã, mas também deixou claro que o Governo iraniano deve abandonar seu programa nuclear caso não queira se arriscar a um maior isolamento diplomático e possíveis sanções.

O Irã, país com o qual os EUA romperam relações diplomáticas em 1980, sustenta que os fins de seu programa nuclear são civis e que não procura desenvolver armas do gênero.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host