UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/05/2009 - 08h39

Estados Unidos cresceram 3% no 1º trimestre, inferior ao previsto

EFE
Washington, 27 mai (EFE).- A economia dos Estados Unidos cresceu 3% no primeiro trimestre do ano, abaixo da estimativa inicial de 3,2%, informou hoje o Departamento de Comércio.

A maior parte dos analistas estimava índice em torno de 3,5%. A economia dos Estados Unidos voltou a crescer em meados do ano passado, após sofrer a pior recessão desde 1930 e fechou o último trimestre do ano com um sólido aumento de 5,6%.

Os analistas antecipam que o crescimento anual fique neste ano em 3,2%, embora tenham alertado que fatores como a crise europeia poderiam atuar como um lastro.

Nesse sentido, alguns analistas assinalam que as medidas de austeridade adotadas pela Grécia e outros países europeus poderiam fazer com que a Europa entre novamente em recessão e reduza a demanda de bens importados dos Estados Unidos.

Por enquanto, os economistas acreditam que os Estados Unidos poderão resistir ao recuo da demanda de exportações da Europa com o maior crescimento interno, escorado pelas menores taxas de juros e a queda nos preços do petróleo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host