UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/06/2009 - 20h21

GM confirma venda da marca Hummer à empresa chinesa

EFE
(atualiza com confirmação oficial e outros detalhes).

Washington, 2 jun (EFE).- A General Motors (GM) confirmou hoje que chegou a um acordo provisório com a empresa chinesa Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machinery para a venda da marca de carros Hummer.

Em comunicado, a General Motors disse que segundo o acordo, a Tengzhong "comprará os direitos" da marca Hummer e "assumirá os acordos existentes" sobre a rede de concessionárias da marca.

A empresa também disse que como parte do acordo, o novo proprietário contratará a GM para a montagem e fornecimento de autopeças.

A Sichuan Tenghong Heavy Industrial Machinery é uma empresa que se dedica à produção de equipamentos para a construção de estradas.

Caso confirmada a operação - o que deve acontecer no terceiro trimestre -, seria a primeira vez que uma empresa chinesa adquire uma marca de automóveis americana.

A General Motors disse anteriormente que o acordo permitirá salvar três mil postos de trabalho nos EUA e que o comprador, que se comprometeu a manter a base da Hummer no país, "financiará de forma agressiva futuros programas de produtos" da marca.

"Tenho certeza de que a Hummer prosperará mundialmente com este novo proprietário. E para a GM, esta venda contínua acelerando sua reinvenção como uma empresa mais reduzida, mais concentrada e com custos mais competitivos", afirmou Troy Clarke, presidente da GM na América do Norte, em comunicado.

Já Yang Yi, executivo-chefe da Tengzhong, disse que "a marca Hummer é sinônimo de aventura, liberdade e euforia". "Planejamos seguir essa tradição ao investir na empresa, o que permitirá a Hummer inovar e crescer em novas formas", comentou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host