UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/06/2009 - 12h50

Standard & Poor's rebaixa classificação da BP para "AA-"

EFE
Londres, 5 jun (EFE).- A agência de avaliação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou hoje a classificação de crédito de longo prazo da companhia petrolífera britânica British Petroleum (PB) de "AA" para "AA-", com perspectiva de rebaixar ainda mais, devido à situação da empresa em consequência do vazamento do petróleo no Golfo do México.

S&P precisou, entretanto, que sua atribuição de crédito no curto prazo se mantém em "A-1+".

O rebaixamento reflete os desafios e riscos tanto financeiros quanto operacionais que enfrenta a companhia em sua tentativa de reparar o vazamento de petróleo de sua plataforma no Golfo do México.

Além disso, a agência é consciente de que a companhia petrolífera deverá honrar uma fatura ainda indeterminada com relação à limpeza do entorno, indenizações e multas.

Em uma teleconferência com investidores, o executivo-chefe da BP, Tony Hayward, disse hoje que agora é impossível prever o custo total do desastre, apesar de já ter admitido a gravidade do acidente.

Hayward, no entanto, garantiu que a empresa se encontra em uma posição "sólida" para enfrentar as despesas.

A nova classificação das dotações da BP realizada pela Standard & Poor's ocorre depois que outras duas agências internacionais, Fitch e Moody's, terem feito o mesmo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host