UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/06/2009 - 04h43

Sarkozy e Merkel pedem à CE que acelere regulação de mercados

EFE
Paris, 9 jun (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, pediram à Comissão Europeia (CE) que acelere e intensifique a regulação dos mercados financeiros.

"As últimas evoluções dos mercados nos levam a pedir à Comissão que acelere e intensifique seus trabalhos em matéria de regulação das infraestruturas dos mercados de produtos derivados", solicitaram os líderes em carta conjunta dirigida ao presidente da CE, José Manuel Durão Barroso.

Sarkozy e Merkel entendem que "existe uma necessidade urgente de fortalecer a supervisão do mercado" e pedem aos ministros de Economia e Finanças da União Europeia (Ecofin) que apresentem antes de julho "o conjunto de possíveis ações".

"Em particular, acreditamos que é indispensável reforçar a transparência sobre as posições a curto prazo sobre títulos e obrigações, em particular as obrigações soberanas", destaca a carta, divulgada pelo governo francês.

Os líderes afirmam na carta que "as severas turbulências dos mercados financeiros nos últimos meses trazem fortes preocupações dos Estados-membros da União Europeia (UE) e do conjunto de nossos cidadãos".

Destacam, além disso, que "o retorno de uma forte volatilidade dos mercados legitima questionamentos sobre certas técnicas financeiras e a utilização de certos produtos derivados como, por exemplo, as vendas ao descoberto e os CDS ('credit default swap' ou seguros de falta de pagamento de dívida)".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host