UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/06/2009 - 01h20

Banco do Japão mantém juros em 0,1% e anuncia investimentos

EFE
Tóquio, 14 jun (EFE).- O Banco do Japão (BOJ) decidiu nesta segunda-feira manter os juros em 0,1% e anunciou um programa de créditos no valor de 3 trilhões de ienes (26,8 bilhões de euros) para setores estratégicos.

Em comunicado emitido ao término de sua reunião mensal de dois dias, o BOJ indicou que decidiu unanimemente manter os juros no baixíssimo nível de 0,1%, válido desde dezembro de 2008 para respaldar a recuperação.

Também anunciou os detalhes de um programa temporário de empréstimos a bancos para que financiem atividades em 18 setores estratégicos, como saúde, pesquisa e meio ambiente.

Os fundos deste programa serão emprestados a instituições financeiras a partir do final de agosto para que potencializem atividades estratégicas encaminhadas a fortalecer o crescimento econômico.

O BOJ manteve, além disso, sua avaliação da economia japonesa, ao afirmar que "mostra sinais de uma moderada recuperação, induzida pela melhora na situação de economias estrangeiras".

A entidade emissora ressaltou que as exportações se recuperaram, assim como o investimento empresarial, enquanto o desemprego e o consumo privado melhoraram ligeiramente.

O BOJ, que concorda com o Governo ao afirmar que a deflação é um dos grandes problemas da segunda economia mundial, disse que espera que a queda do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) diminua no futuro.

"O Banco do Japão reconhece que a economia enfrenta o crítico desafio de superar a deflação e voltar ao crescimento sustentável com estabilidade de preços", indicou o comunicado.

A economia japonesa saiu da recessão no segundo trimestre de 2009 e cresceu entre janeiro e março deste ano 5% a ritmo anual. Com isso, chegou a seu quarto avanço trimestral do Produto Interno Bruto (PIB).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host