UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/06/2009 - 04h38

Inflação sobe um décimo na zona euro em maio

EFE
Bruxelas, 16 jun (EFE).- A inflação anualizada na zona do euro subiu um décimo em maio, até 1,6%, após ter ficado em 1,5% em abril, informou nesta quarta-feira o escritório de estatística comunitária (Eurostat).

No conjunto da União Europeia, a inflação anualizada se manteve em 2%, mesmo índice do mês anterior.

Um ano antes, a taxa de inflação anualizada de maio foi de 0,5% na zona do euro e de 1,2% no conjunto da UE.

Por países, os índices de inflação anualizada mais baixos em maio foram de Letônia (-2,4%), Irlanda (-1,9%) e Holanda (0,4%), enquanto os mais elevados foram de Grécia (5,3%), Hungria (4,9%) e Romênia (4,4%).

Em comparação com abril, a taxa de inflação anualizada caiu em dez Estados-membros, se manteve em cinco e subiu em 12.

A Alemanha, principal economia da UE, apresentou em maio uma inflação anualizada de 1,2%, dois décimos maior que a registrada em abril e abaixo da média da zona do euro (1,6%).

Por categorias de produtos e serviços, as taxas anualizadas mais altas foram as de transporte (5,5%), álcool e tabaco (4,4%).

Por outro lado, as quedas mais acentuadas foram observadas nas comunicações (-1,1%), cultura e lazer (-0,3%) e alimentos (-0,2%).

Em termos mensais, as altas mais importantes foram em cultura e lazer, assim como em álcool e tabaco (ambos 0,4%), enquanto as maiores baixas foram em alimentos e comunicações (-0,2%) e educação (0,0%).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host