UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/06/2009 - 10h33

Lula se reúne com Alan García em Manaus para assinar acordo de cooperação

EFE
Lima, 16 jun (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje o presidente do Peru, Alan García, em Manaus onde os dois assinarão um acordo de cooperação energética.

García viajou acompanhado do chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, e de uma delegação de empresários que buscará fazer novos contatos de negócios.

O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, adiantou ontem em Brasília que o principal assunto será um acordo para a provisão de energia elétrica ao Peru que, além disso, deve colocar as bases para a participação de empresas brasileiras no setor energético do país andino.

Segundo Baumbach, estas negociações fazem parte "do processo de interconexão elétrica entre o Brasil e o Peru, que pretende reforçar a segurança energética dos dois países" e está emoldurado no acordo de "aliança estratégica" assinado em 2003.

"O acordo estabelecerá regras gerais para a participação do Brasil em projetos hidrelétricos em território peruano, incluindo a exportação dos excedentes para o Brasil e também deve contemplar as ações necessárias para garantir a "sustentabilidade ambiental" dos projetos, acrescentou.

Além disso, a brasileira Odebrecht participa do projeto do gasoduto no Peru para abastecer de gás natural às regiões de Cuzco, Arequipa, Puno, Moquegua e Tacna.

A relação comercial entre o Brasil e o Peru registrou uma forte alta entre 2003 e 2008, período no qual a troca passou de US$ 724 milhões para US$ 3,3 bilhões.

O líder peruano retorna ainda esta tarde a Lima.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host