UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/06/2009 - 09h16

Economia dos EUA cresce a taxa de 2,7% no primeiro trimestre

EFE
Washington, 25 jun (EFE).- A economia dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anualizada de 2,7% no primeiro trimestre do ano, três décimos abaixo do estimado inicialmente pelo Governo, informou hoje o Departamento de Comércio.

A correção dos números do Produto Interno Bruto entre janeiro e março se deveu, principalmente, à fragilidade da despesa dos consumidores e o crescimento do déficit comercial.

No quarto trimestre de 2009 a taxa anualizada de crescimento do PIB tinha sido de 5,6%.

O Governo também ajustou um pouco uma de suas medidas principais da inflação, o índice subjacente de preços de consumo que entre janeiro e março subiu 0,7%, um décimo acima do calculado inicialmente.

Também houve uma correção, mais substancial, nos lucros das corporações que no primeiro trimestre aumentaram 8,8% sobre as volta das do trimestre anterior. No cálculo preliminar, o Governo tinha notado um aumento de 5,5%.

Mais da metade do crescimento do PIB entre janeiro e março provém do reabastecimento dos estoques, e isto é um fator passageiro.

As vendas finais, que excluem os estoques, cresceram no primeiro trimestre a uma taxa anualizada de 0,8%. O cálculo preliminar tinha sido de 1,4%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host