UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

30/06/2009 - 13h23

Bancos da zona do euro devem devolver amanhã empréstimos do BCE

EFE
Frankfurt (Alemanha), 30 jun (EFE).- Os bancos comerciais da zona do euro devem devolver amanhã ao Banco Central Europeu (BCE) 442,24 bilhões de euros que receberam de empréstimos nos piores momentos da recente crise econômica, a taxas de juros de 1%.

O BCE emprestou aos bancos esta quantia recorde para uma única operação no dia 24 de junho do ano passado, na que foi a primeira operação de refinanciamento com um ano de vencimento (371 dias) a juros de 1%.

Com esta medida extraordinária, o BCE quis facilitar aos bancos comerciais que concedessem créditos a longo prazo e, desse modo, apoiar a reativação da economia dos países do euro, que atravessou a pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.

Embora os bancos comerciais da zona do euro devam devolver esta quantia, a demanda de efetivo hoje em uma operação de refinanciamento a três meses foi baixa.

O BCE emprestou hoje a 171 bancos 131,93 bilhões de euros a 91 dias mediante um leilão a taxas de juros fixa, de 1%, após ter reativado em maio este procedimento de injeção de liquidez.

Michael Schubert, analista do banco Commerzbank, disse à Agência Efe que a demanda foi contida, o que indica que os bancos comerciais acreditam que poderão conseguir liquidez no mercado interbancário e depender menos do BCE.

Alguns analistas tinham previsto uma demanda de efetivo muito maior, que tivesse assinalado uma dependência maior dos bancos da liquidez do BCE.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host