UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/07/2009 - 00h11

Japonesa Sumitomo anuncia início de acordo bilionário com a Usiminas

EFE
Tóquio, 1 jul (EFE).- A empresa japonesa Sumitomo Corporation anunciou nesta quinta-feira um princípio de acordo com a Usiminas para adquirir 30% de sua filial Mineração Usiminas por cerca de US$ 1,93 bilhão.

O acordo, que deve ser assinado em agosto, contempla a participação da Sumitomo na Mineração Usiminas para assegurar o fornecimento de minério de ferro através das minas na região de Serra Azul (MG), indicou a companhia japonesa em comunicado.

Com a entrada no capital da Usiminas, a Sumitomo terá também acesso às terminais e instalações da companhia na região, além de um terreno da companhia brasileira adjacente ao porto de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, para seu desenvolvimento logístico.

Atualmente, o projeto da Mineração Usiminas tem uma capacidade de produção de sete milhões de toneladas de minério de ferro por ano, mas espera-se que chegue até 30 milhões de toneladas anuais após melhorias no potencial de extração e desenvolvimento das instalações.

O minério de ferro é fundamental para as indústrias japonesas do setor automotivo, eletrônica e a fabricação de navios.

Nos últimos anos, a Sumitomo tinha buscado oportunidades de investimento no setor dos recursos naturais do Brasil para, entre outras coisas, assegurar o fornecimento deste mineral.

No comunicado, a empresa japonesa destaca que o projeto da Usiminas se ajusta a seus critérios de busca porque o minério de ferro é "uma das matérias-primas mais importantes", e espera-se que as minas existentes deem frutos para a companhia de forma "imediata".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host