UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/07/2009 - 00h03

EUA informarão inflação ao consumidor nesta sexta

EFE
Washington, 16 jul (EFE).- O Governo dos Estados Unidos informará nesta sexta-feira, às 9h30 (horário de Brasília) a evolução em junho dos preços ao consumidor, e os analistas calculam que o índice desceu 0,2% pelo segundo mês consecutivo.

O índice de preços ao consumidor (IPC) desceu 0,1% em abril e 0,2% em maio, e para junho os cálculos dos analistas apontam para nova diminuição de 0,2%.

Na quinta-feira o Governo informou que o índice de preços de produtor (IPP) desceu 0,5% em junho, e que subiu 2,8% em um ano.

A queda de preços em nível de produtor durante o mês passado foi a maior desde fevereiro, e superou a expectativa dos analistas, que tinham calculado uma diminuição de 0,1% nesse índice de inflação.

Os dados seguem sustentando a política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que mantém a taxa básica de juros em menos de 0,25% desde dezembro de 2008 como estímulo para a reativação econômica que, até agora, não acelerou a inflação.

Em sua reunião mais recente, os membros do Comitê de Mercado Aberto da Reserva viram razões para manter sua política monetária: na projeção ao fim do primeiro trimestre esperavam uma inflação entre 1,2 e 1,5% em todo este ano, e agora calculam que estará entre 1,0 e o 1,1%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host