UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/08/2009 - 17h19

Assessora de Obama vai deixar cargo para voltar a atuar como professora

EFE
Washington, 5 ago (EFE).- A presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, Christina Romer, anunciou nesta quinta-feira que vai renunciar a seu cargo em 3 de setembro para voltar a atuar como professora de Economia na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

A Casa Branca informou em comunicado que a assessora tinha manifestado há muito tempo seu desejo de retornar à Califórnia, onde seu filho iniciará os estudos.

Como presidente do Conselho de Assessores Econômicos, Christina é "uma das assessoras fundamentais" de Barack Obama, e se reuniu quase diariamente com o presidente para ajudar a formular a resposta à crise mais profunda dos Estados Unidos desde a Grande Depressão.

"Chrysty Romer prestou um serviço extraordinário a mim e a nosso país durante um período de crise econômica e de recuperação", afirmou Obama no comunicado, se referindo à assessora de forma carinhosa.

"Os desafios que enfrentamos exigiam mais de Christy que de qualquer de seus antecessores, e avalio e aprovo enormemente sua capacidade, seu compromisso e seus conselhos sábios", assinalou.

O presidente disse, no entanto, que a assessora continuará oferecendo à Casa Branca seu conhecimento e seus conselhos como membro de seu Conselho Assessor para a Recuperação Econômica.

Christina, por sua parte, disse que foi "a honra de sua vida" poder servir ao país e ao presidente "neste período tão difícil".

"Embora esteja desejando voltar à pesquisa e ao mundo do ensino, a oportunidade de ajudar a desenhar uma política econômica durante os últimos 20 anos e de trabalhar com outros membros da equipe econômica e com meus colegas do Conselho de Assessores Econômicos é algo que sempre lembrarei", concluiu.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host