UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/08/2009 - 10h35

Argentinos convocam "blecaute" de celulares pelo aumento das tarifas

EFE
Buenos Aires, 11 ago (EFE).- Associações de usuários e grupos sociais da Argentina convocaram um "blecaute" de telefones celulares para a próxima semana em rejeição ao aumento das tarifas aplicado pelas principais companhias que operam no país.

"O objetivo é manifestar o desacordo dos consumidores diante de reajustes arbitrários e sem consulta prévia", explicou hoje Héctor Polino, presidente da associação Consumidores Livres.

Como programado, o protesto será realizado no dia 21 de agosto das 12h às 13h. A convocação partiu de quatro associações de consumidores e outros grupos sociais para "chamar a atenção do Governo sobre o assunto", apontou.

Polino quer que a telefonia celular seja considerada "serviço público e, assim, tenha maior controle do Governo", já que no país há quase tantos celulares quanto habitantes.

Movistar, do espanhol Grupo Telefónica, acaba de aumentar as tarifas em 15%, enquanto Personal controlada por uma sociedade entre Telecom Italia e o consórcio argentino Werthein, aplicará um ajuste de 20% em outubro.

Com estes novos ajustes, as tarifas de Movistar acumulam aumento de 32%, enquanto as de Personal ficarão 44% neste ano.

A empresa Claro, da mexicana América Móviles, anunciou que "por enquanto" não reajustará suas tarifas.
Hospedagem: UOL Host