UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

13/08/2009 - 04h38

PIB francês sobe 0,6% no 2º trimestre

EFE
Paris, 13 ago (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) da França cresceu 0,6% no segundo trimestre do ano, após o aumento de 0,2% registrado no primeiro trimestre, anunciou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INSEE).

É um crescimento "três vezes superior" ao do primeiro trimestre, destacou a ministra da Economia, Christine Lagarde, que atribuiu o resultado à evolução do consumo privado e, sobretudo, à recuperação do investimento empresarial.

Em declarações à emissora de rádio "Europe 1", Lagarde explicou que, com um crescimento de 0,2% nos últimos dois trimestres do ano, o país já alcançaria a previsão do Governo para todo o ano, fixada em 1,4%.

O INSEE afirma em comunicado que a aceleração do segundo trimestre foi possível graças à subida da formação bruta de capital fixo que, no segundo trimestre e pela primeira vez desde o início de 2008, registrou um forte crescimento (0,8%).

Também cresceu o consumo privado, um 0,4%, índice que se manteve estável no trimestre anterior.

Entre abril e junho, as importações cresceram 4,2%, um resultado muito superior ao das exportações, que aumentaram 2,7%, e por isso a balança comercial teve resultado negativo, segundo o comunicado do INSEE.

Este impacto negativo foi compensado pelas reservas acumuladas das empresas que, com um aumento de 0,6%, representaram a principal contribuição ao crescimento deste trimestre.

A indústria manufatureira cresceu 1,2%, contra o aumento de 0,6% registrado no primeiro trimestre
Para o terceiro trimestre do ano, o Banco da França previu um crescimento de 0,3%.
Hospedagem: UOL Host