UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/08/2009 - 08h28

Irã transfere combustível nuclear a reator de Bushehr

EFE
Moscou, 19 ago (EFE).- O Irã transferiu combustível ao reator de sua usina nuclear de Bushehr, que será iniciada este sábado na presença de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), anunciou hoje o chefe da agência nuclear russa Rosatom, Serguei Kirienko.

"A parte iraniana está abrindo os contêineres com o combustível que fornecemos há um ano por acordo com todos os nossos parceiros no mundo, e o transfere para o reator", informou Kirienko ao primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

O chefe da Rosatom ressaltou que a entrada em produção da central iraniana, construída por especialistas russos às margens do Golfo Pérsico, acontecerá "sob o controle de inspetores da AIEA", que supervisionou a construção.

Kirienko, que assistirá à cerimônia em Bushehr junto ao diretor da Organização da Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, afirmou que se trata de "um acontecimento histórico", que demonstra que "a Rússia sempre cumpre com suas obrigações internacionais".

Também confirma que "o Irã e qualquer outro país pode desenvolver livremente sua produção energética nuclear com fins pacíficos, se o fizer sob controle da AIEA e respeitando as normas da legislação internacional", disse o chefe da Rosatom, segundo a agência "Interfax".
Hospedagem: UOL Host