UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/09/2009 - 13h12

Vendas no varejo crescem 10,9% em 1 ano

Rio de Janeiro, 14 set (EFE).- As vendas no varejo, um dos principais fatores de impulso ao rápido crescimento do país, subiram 0,4% em julho, com relação a junho, e 10,9% na comparação com o mesmo mês no ano passado, informou hoje o Governo.

Já os números registrados nos sete primeiros meses deste ano são 11,4% maiores se comparados aos do mesmo período de 2009.

Os comerciantes mantiveram uma sequência de três meses de aumentos nas vendas e de sete no crescimento da receita, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho, houve crescimento em todos os setores, especialmente no segmento de eletrodomésticos e móveis (12,2%), impulsionado em parte pelas vendas de televisores na época da Copa do Mundo da África do Sul, segundo o comunicado do IBGE.

O setor de supermercados, alimentos, bebida e fumo, responsável por 49% do comércio no varejo, teve vendas 11% maiores com relação a julho do ano passado, dados explicados pelo aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e pela desaceleração da inflação no setor.

O bom momento das vendas no varejo é reflexo do vigor do consumo interno do Brasil, que é um dos componentes do Produto Interno Bruto (PIB) que cresceu com mais força nos últimos meses.

A economia brasileira acumulou crescimento de 8,9% no primeiro semestre deste ano, período no qual a demanda interna se expandiu 8%, segundo os dados oficiais mais recentes, divulgados no início deste mês.
Hospedagem: UOL Host