UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/10/2009 - 17h05

Emirados Árabes Unidos aprovam acordo nuclear com EUA

EFE

Abu Dhabi, 26 out (EFE).- O Conselho de Ministros dos Emirados Árabes Unidos aprovou hoje um acordo de cooperação nuclear assinado com os Estados Unidos em janeiro, informou a agência de notícias oficial "WAM".

Segundo a agência, o gabinete, liderado pelo primeiro-ministro, xeque Mohammed bin Rashid al-Maktoum, deu seu sinal verde ao acordo como parte de um programa para o desenvolvimento de energia nuclear com fins pacíficos.

Este pacto permitirá que companhias americanas concorram em licitações bilionárias no âmbito nuclear nos Emirados Árabes.

Segundo veículos de comunicação locais, o emirado de Abu Dhabi planeja construir reatores nucleares capazes de gerar 40 mil megawatts.

O acordo assinado com Washington em 15 de janeiro deste ano permitirá também que os Emirados Árabes tenham acesso à tecnologia nuclear civil americana.

Os países com os quais os EUA têm este tipo de acordo recebem tecnologia nuclear de Washington e têm acesso ao mercado internacional de combustível e peças em troca de cumprir o Tratado de Não-Proliferação Nuclear e as normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Washington considera que os acordos de cooperação nuclear obrigam os países a se comprometer com o uso pacífico da energia e da tecnologia nuclear, o que promove os esforços de não-proliferação.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host