UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/10/2009 - 08h59

Grupo antipirataria da UE detêm 7 supostos piratas somalis

EFE
Londres, 28 out (EFE).- Um avião alemão e um helicóptero espanhol integrantes da Operação Atalanta da Força Naval da União Europeia detiveram nesta terça-feira sete supostos piratas que tentaram abordar um pesqueiro francês em águas do oceano Índico.

Segundo o quartel-general do grupo antipirataria, com sede em Northwood, a tentativa de ataque dos piratas, a bordo de duas lanchas, ocorreu a 350 milhas náuticas ao leste do litoral de Mogadíscio.

Os supostos criminosos chegaram atirando contra o pesqueiro. No mesmo instante, o dispositivo de proteção do navio foi acionado disparando vários tiros de advertência, levando os piratas a desistirem da ação.

Logo que ocorreu o incidente, o destróier alemão FGS Karlsruhe da patrulha antipirataria, recebeu a ordem para de abordagem às embarcações, enquanto um helicóptero da fragata espanhola as Canárias perseguiu as lanchas dos supostos piratas.

Os tripulantes do helicóptero explicaram à coordenação em uma nota de imprensa que realizaram disparos de advertência, ação que deteve as lanchas. Nesse momento, no entanto, os ocupantes começaram a lançar ao mar diversos objetos.

Após a captura, os militares pediram a aproximação do pesqueiro francês para identificar os atacantes, que ficaram detidos a bordo do FGS Karlsruhe.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host