UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/11/2009 - 13h45

Cúpula do Mercosul acontecerá em Montevidéu em 8 de dezembro

EFE
Montevidéu, 10 nov (EFE).- A 38ª cúpula de presidentes do Mercosul, na qual o Uruguai passará à Argentina a Presidência do bloco, acontecerá em Montevidéu em 8 de dezembro, disse hoje à Agência Efe um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores uruguaio.

A cúpula será precedida por uma reunião, em 7 de dezembro, de chanceleres e ministros de Economia dos países-membros do Mercosul, informou o porta-voz.

Também afirmou que, durante o mês de dezembro, em uma data ainda a ser confirmada, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, viajará ao Japão para fechar acordos de troca comercial no âmbito tecnológico com o país asiático.

Durante a cúpula de presidentes do Mercosul, Vázquez passará à chefe de Estado argentina, Cristina Fernández de Kirchner, a Presidência semestral do bloco, que desde julho está nas mãos do Uruguai.

O ato de transferência da Presidência deste organismo acontecerá na nova sede do Executivo anfitrião, enquanto o encontro de chanceleres e ministros do dia 7 será na sede permanente do Mercosul, em Montevidéu.

Um dos assuntos-chave do encontro de presidentes do Mercosul será o estado das negociações para um acordo de associação comercial entre a União Europeia (UE) e o bloco sul-americano.

Na semana passada, representantes da Comissão Europeia (órgão executivo da UE) e do Mercosul reafirmaram, em Bruxelas, seu compromisso de alcançar um "ambicioso e equilibrado" tratado de livre-comércio e seguir mantendo contatos para reativar as negociações, suspensas em 2004.

A cúpula também deve contar com a presença dos presidentes da Bolívia, Chile e Equador, como Estados associados, e da Venezuela, que está nas últimas fases do processo de integração plena, à espera da ratificação pelos Congressos brasileiro e paraguaio.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host