UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/11/2009 - 21h32

Fusão entre Ibéria e British Airways formará gigante do setor aéreo

EFE
Madri, 12 nov (EFE).- Os Conselhos de Administração de Iberia e British Airways anunciaram hoje a fusão das duas empresas, que estará completa no final de 2010 e dará lugar a um dos três maiores gigantes do setor aéreo do mundo.

Segundo um comunicado das duas firmas, foi assinado um memorando de intenções. A nova empresa gerará uma sinergia de aproximadamente 400 milhões de euros (US$ 595 milhões).

O acordo estabelece o princípio de paridade nos órgãos de gestão do novo grupo e no Conselho de Administração, que contará com 14 membros, sendo sete de cada uma das companhias aéreas.

A fusão criará uma nova holding chamada TopCo, com sede social em Madri. As ramificações financeira e operacional estarão em Londres.

O presidente da Iberia, Antonio Vázquez, ficará à frente do novo grupo, enquanto Martin Broughton, principal dirigente da British Airways, será o vice da nova firma.

Willi Walsh, executivo-chefe da firma britânica, desempenhará o mesmo cargo na TopCo.

Em 2008, Iberia e British transportaram conjuntamente 62 milhões de passageiros e obtiveram por volta de 15 bilhões de euros (US$ 22,320 bilhões) em receitas.

O novo grupo contará com uma frota de 419 aviões e voará para 205 destinos.

Os acionistas de Iberia terão 45% do capital da futura holding, e os da British ficarão com o restante.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host