UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/11/2009 - 12h49

Ritmo de crescimento econômico nos EUA acelera 2,5% no 3º trimestre

Washington, 23 nov (EFE).- O ritmo do crescimento econômico dos Estados Unidos acelerou 2,5% anual no terceiro trimestre, oito décimos mais que entre abril e junho, informou nesta terça-feira o Governo americano.

Este é o segundo dos três cálculos que o Departamento de Comércio faz sobre o Produto Interno Bruto (PIB) em cada trimestre. Os ajustes refletem números mais precisos sobre o gasto dos consumidores e do Governo e a balança do comércio exterior.

A maioria dos analistas havia calculado uma taxa anualizada de crescimento de 2,4% no terceiro trimestre.

Nesse período, os lucros das empresas subiram 2,8% a uma taxa anualizada de US$ 1,66 trilhão, o que indica que cresceram 27,8% de janeiro a setembro.

A economia dos EUA, que tinha entrado em recessão em dezembro de 2007, retornou ao crescimento no terceiro trimestre de 2009. No entanto, apesar do crescimento contínuo durante cinco trimestres consecutivos, o desemprego permanece em 9,6% da força de trabalho.

O índice de preços em gastos de consumo - indicador vinculado ao PIB e que é a principal medida de inflação do Federal Reserve (Fed, banco central americano) excluídos os preços mais voláteis de alimentos e energia - subiu no terceiro trimestre a uma taxa anualizada de 0,8%.

No trimestre anterior, esse índice havia subido a uma taxa anualizada de 1%. O baixo ritmo de inflação sustenta a política monetária do Fed, que mantém a taxa básica de juros abaixo de 0,25% desde dezembro de 2008 e segue injetando dinheiro no sistema.
Hospedagem: UOL Host