UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/11/2009 - 09h07

Economia britânica contrai 0,3% no 3º trimestre

EFE
Londres, 25 nov (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido contraiu 0,3% entre julho e setembro, segundo os números revisados divulgados hoje pelo Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, em inglês).

Este número - que representa o sexto trimestre consecutivo de retrocesso - é menor que o 0,4% estimado no mês passado.

Os analistas esperavam uma porcentagem como a divulgada hoje, depois que o 0,4%, que confirmou que o país ainda está em recessão, surpreendeu os economistas no mês passado.

Segundo a ONS, a revisão de hoje diz respeito a uma melhora no setor de serviços, vital para a economia do Reino Unido.

A contração do PIB continua, apesar das medidas tomadas pelo Banco da Inglaterra (autoridade monetária), que reduziu a taxa básica de juros e a mantém desde março em 0,5%, o número mais baixo na história do banco emissor inglês.

Além disso, o banco manteve a injeção de dinheiro no mercado, destinada a estimular o crédito diante da desaceleração econômica.

O Governo espera um modesto crescimento da economia no final deste ano.

Segundo os especialistas, será preciso esperar para ver o que acontece com a economia quando, no próximo ano, terminar a redução do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) - reduzido em 2008 de 17,5% para 15% - e o programa de estímulo ao setor automotivo, que consiste na entrega de 2 mil libras (2,2 mil euros) para troca de um veículo velho por um novo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host