UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/12/2009 - 20h50

Diretor-executivo da GM renuncia após 7 meses no cargo

EFE

Washington, 1 dez (EFE).- O diretor-executivo da General Motors (GM), Fritz Henderson, renunciou ao cargo, anunciou hoje, em entrevista coletiva, o presidente do conselho de administração, Ed Whitacre.

Henderson, que assumiu a direção da GM no último dia de março deste ano, depois que a Casa Branca forçou a renúncia de Rick Wagoner por diferenças sobre a reestruturação da companhia, será substituído de forma provisória por Whitacre.

Whitacre disse, durante a entrevista coletiva, que, embora a companhia estivesse se recuperando após sair da quebra em junho, "todos estávamos de acordo em que eram necessárias mudanças" e que os diretores da companhia tinham aceitado a renúncia de Henderson durante a reunião do conselho de administração de hoje.

Acrescentou que assumirá o posto de diretor-executivo de forma provisória e que a empresa "iniciou de forma imediata a busca de um novo diretor-executivo".

Após agradecer o trabalho realizado por Henderson, Whitacre abandonou a entrevista coletiva sem responder às perguntas da imprensa.

Whitacre, que foi presidente-executivo de AT&T até 2007, data em que se retirou após receber uma indenização de US$ 158 milhões, assumiu a Presidência do conselho de administração da General Motors em 9 de junho.

Desde sua chegada à GM, Whitacre implantou um novo estilo ao conselho de administração do fabricante de automóveis, mais combativo e, em muitos casos, enfrentado as decisões dos executivos da companhia.

O conselho de administração se mostrou reticente desde o início à venda da Opel negociada pela equipe de Henderson, e foi finalmente quem decidiu cancelar no último momento o acordo alcançado com o consórcio comandado por Magna.

Um porta-voz da GM disse que o Governo americano foi informado da renúncia de Henderson, depois que o conselho de administração aceitou sua renúncia.

O Governo americano é o principal acionista da GM desde que a empresa saiu da quebra.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host