UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/12/2009 - 07h53

Sanyo vira filial da Panasonic

EFE

Tóquio, 21 dez (EFE).- A fabricante japonesa de eletroeletônicos Panasonic, que comprou 50,27% das ações da Sanyo Electric, anunciou hoje que a antiga concorrente virou oficialmente uma filial sua.

Com a operação, ambas as empresas vão integrar suas atividades e se tornar o segundo maior conglomerado eletrônico do Japão.

No começo deste mês, a Panasonic já tinha confirmado a compra de aproximadamente 50% da Sanyo por 403,780 bilhões de ienes (3,110 bilhões de euros). A previsão é que os detalhes da fusão serão divulgados no começo de janeiro.

Outra estimativa é que as vendas conjuntas das duas marcas cheguem a 8,66 trilhões de ienes (66,845 bilhões de euros), o que colocaria o conglomerado na cola da maior fabricante de produtos eletrônicos do Japão, a Hitachi, que deve fechar o atual ano fiscal com uma receita de 8,7 trilhões de ienes (67,194 bilhões de euros).

A Panasonic, a maior fabricante de TVs de plasma do mundo, espera aumentar sua competitividade no desenvolvimento de tecnologias verdes aproveitando-se da experiência da Sanyo na fabricação de baterias recarregáveis e painéis solares.

Nesta divisão, a Panasonic deve investir 100 bilhões de ienes (770 milhões de euros).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host