UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/01/2010 - 17h15

Fitch ratifica nota "AAA" para EUA, mas alerta sobre riscos

EFE
Washington, 11 jan (EFE).- A agência de classificação de crédito Fitch Ratings ratificou hoje sua nota "AAA" para os Estados Unidos, sem perspectivas de mudança no médio prazo, mas alertou que os níveis de dívida podem ameaçar essa qualificação na segunda metade da década.

"O risco no curto prazo para a qualificação AAA é mínimo, dada a excepcional flexibilidade financeira e econômica (dos EUA) e o papel do dólar como moeda de reserva predominante no mundo", declarou Brian Coulton, principal analista da Fitch para os EUA.

Entretanto, esta qualificação pode se ver ameaçada caso o Governo do país não tome medidas para reduzir o déficit de seu orçamento nos próximos três a cinco anos, acrescentou.

Em comunicado, a Fitch diz que os níveis de dívida pública dos EUA "são particularmente ruins em comparação" a outros países que têm a qualificação AAA.

Coulton acrescentou que os EUA deveriam tomar decisões difíceis no que se refere a suas despesas e impostos para manter a confiança em suas finanças públicas e seu compromisso de manter um baixo ritmo de inflação.

"Independentemente de medidas para reduzir o déficit do orçamento nos próximos três a cinco anos, o endividamento do Governo na última metade da década alcançará níveis que pressionarão a qualificação AAA dos Estados Unidos", explicou Coulton.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host