UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/01/2010 - 14h51

Heineken compra Femsa por 3,8 bi de euros

EFE
Haia, 11 jan (EFE).- A empresa cervejaria holandesa Heineken anunciou hoje a compra da mexicana Femsa, avaliada em 3,8 bilhões de euros, cujo financiamento prevê uma troca de ações.

Em comunicado, a holandesa explicou que a Femsa passará a ter 20% das participações do grupo Heineken e, além disso, terá dois comissários na empresa.

A avaliação da Femsa em 3,8 bilhões de euros se baseia no preço das ações de Heineken em 8 de janeiro de 2010, afirmou a holandesa, que terá que emitir 86 milhões de ações para financiar a compra.

Incluindo custos de previdência e dívidas, o valor da transação é de mais de 5,3 bilhões de euros, especificou a Heineken.

Com a compra, a Heineken reforça sua posição na América Latina, se coloca em segundo lugar no mercado mexicano e também reforça sua atividade no mercado americano, para onde a Femsa exporta.

A firma holandesa espera amortizar o investimento em seis anos e economizar 150 milhões de euros até 2013 em consequência da sinergia de esforços derivados da compra.

É a primeira vez desde 1968 que a Heineken emite novas ações para financiar uma compra, afirmou a empresa.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host