UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/01/2010 - 14h22

Camargo Corrêa e Lafarge negam acordo sobre a portuguesa Cimpor

EFE
Lisboa, 14 jan (EFE).- O grupo Camargo Corrêa e o francês Lafarge negaram hoje ter algum acordo relativo à empresa cimenteira portuguesa Cimpor, que na Espanha controla a Corporação Noroeste e que a empresa sul-americana quer fundir com sua filial portuguesa.

As duas companhias emitiram hoje comunicados com relação ao assunto, e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal pediu esclarecimentos depois que meios de comunicação econômicos dessem como certa uma possível venda à Camargo Correa de 17,3% que a Lafarge tem na Cimpor.

Na quarta-feira, a cimenteira portuguesa anunciou que a Camargo Correa tinha proposto uma fusão com a filial em Portugal na qual teria "menos" de 50% do capital resultante.

A proposta, que o grupo brasileiro ratificou hoje em um comunicado à CMVM, inclui a compra pela Camargo Correa de 15% para 25% do capital da cimenteira portuguesa.

A proposta também oferece distribuir aos acionistas da Cimpor um dividendo extraordinário de até 350 milhões de euros que assumiria a empresa brasileira por meio de uma capitalização da sociedade fruto da fusão.

Em 7 de janeiro, a Cimpor rejeitou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) do Brasil, no valor de 3,864 bilhões de euros (US$ 5,527 bilhões) que considerou "hostil por seu oportunismo e perturbadora na atividade da empresa".

Cimpor é uma das dez maiores produtoras de cimento do mundo, em 2008 obteve um lucro líquido de 219 milhões de euros (US$ 313 milhões) e opera em 13 países da Europa, Ásia, América do Sul e África.

Os maiores acionistas são a construtora portuguesa Teixeira Duarte, com 22,9% do capital, Lafarge com 17,3% e o empresário português Manuel Fino, com 10,7%.

O Banco Comercial Português (BCP), com participação do banco Sabadell da Espanha, conta com 10%, e a estatal Caixa Geral de Depósitos (CGD) de Portugal com 9,6%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host