UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

14/01/2010 - 18h09

Valor das exportações brasileiras de frango cai 16,33% em 2009

EFE
Rio de Janeiro, 14 jan (EFE).- O valor das exportações de frango do país em 2009, anunciado hoje pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef) foi de US$ 5,8 bilhões, o que representou uma queda de 16,33%.

A queda de receita responde à redução de preços e à valorização do real frente ao dólar, já que o volume embarcado se manteve praticamente estável - cerca de 3,63 milhões de toneladas (queda de apenas 0,3%).

Grandes clientes como a Rússia, o Japão e a Venezuela diminuíram seus pedidos por causa da alta do preço do frango brasileiro.

"A mudança está diminuindo drasticamente a competitividade do produto no mercado internacional e comprimindo sensivelmente a rentabilidade das empresas do setor", alegou a Abef, por meio de um comunicado.

O real acumulou uma alta de 25,4% frente ao dólar em 2009, e se tornou uma das divisas mais fortalecidas no ano, o que encareceu as exportações brasileiras.

A associação prevê que neste ano as exportações poderiam crescer entre 3% e 5% em termos de volume, e 10% em receita se o real sofrer desvalorização.

Se a mudança continuar nos níveis atuais, será necessário esperar a estagnação das vendas ao exterior e a "retração dos investimentos" nas empresas do setor, como ocorreu em 2009, segundo a Abef.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host