UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/01/2010 - 21h07

Países do Grupo 5+1 terminam reunião sobre o Irã sem registrar avanços

EFE
Nova York, 16 jan (EFE).- Os países do Grupo 5+1 concluíram hoje uma reunião em Nova York para tratar sobre a possível imposição de novas sanções ao Irã por causa de seu programa nuclear, mas na reunião não foi registrado nenhum avanço devido às diferenças que persistem entre as seis nações sobre o tema.

A reunião, que aconteceu a portas fechadas e na sede da Comissão Europeia em Nova York, teve nível de diretores políticos de ministérios de Assuntos Exteriores desse grupo de países, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China) mais a Alemanha.

Na reunião de hoje os seis países abordaram a proposta de Washington para impor possíveis novas sanções a Teerã, a quem as nações ocidentais acusam de estar utilizando seu programa nuclear para uso militar, além de civil, e a quem criticam por rejeitar suas ofertas de diálogo para resolver o problema, que já dura vários anos.

Fontes diplomáticas da União Europeia assinalaram que as diferenças persistem entre os países e que durante esta reunião constataram as divergências entre eles e a "decepção" de todos pela decisão iraniana de seguir em frente com seu programa nuclear.

"Não houve conclusões no sentido que não se tomou decisão alguma neste momento", disse à imprensa ao término da reunião o representante do Ministério de Exteriores russo, Serguei Ryabkov.

Os seis países se reunirão de novo, embora a data nem o local tenha sido determinado, para analisar a proposta que em outubro passado fizeram aos iranianos para que Teerã troque seu urânio enriquecido por combustível nuclear.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host