UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/01/2010 - 18h15

Chávez anuncia desapropriação de rede de supermercados

Caracas, 17 jan (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou hoje que vai expropriar a rede de supermercados Éxito, de capital colombiano e francês, por sua suposta reincidência em especulação de preços.

"Eu ordeno que se abra um expediente" visando a um "processo de expropriação da rede Éxito", declarou Chávez em seu programa de rádio e televisão "Alô Presidente".

O chefe do Estado pediu a modificação da vigente lei de proteção ao consumidor para poder concretizar a desapropriação da rede e utilizar suas instalações para a rede estatal de distribuição e venda no varejo Comerso.

Chávez lembrou que quatro estabelecimentos da cadeia franco-colombiana foram punidos nesta semana com fechamento de 24 horas pelo organismo de proteção ao consumidor Indepabis, que detectou "remarcação de preços e especulação".

Ao longo da semana, o presidente venezuelano insistiu em seu pedido de modificação da atual lei de proteção ao consumidor a fim de estabelecer mecanismos para a desapropriação dos comércios "especuladores".

Neste domingo, revelou que já recebeu uma proposta de reforma da norma, mas que a devolverá porque não atendeu às suas expectativas.

"A proposta que me mandaram ainda é muito suave. Vou escrever para ver se entendem o que eu quero, o que o povo precisa", disse Chávez.

"De todo modo, já disse: senhores donos da cadeia Éxito, procurem o ministro (do Comércio, Eduardo) Samán, porque passa a ser da República. Não há volta atrás", acrescentou o presidente.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host