UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/01/2010 - 09h18

Cadbury aceita oferta ampliada da americana Kraft

EFE
Londres, 19 jan (EFE).- A confeitaria britânica Cadbury aceitou hoje a oferta ampliada da gigante americana do setor de alimentos Kraft Foods, que avalia a empresa do Reino Unido em 11,5 bilhões de libras (12,765 bilhões de euros).

Em comunicado emitido hoje à Bolsa de Valores de Londres, a Kraft detalha sua última e definitiva oferta pela Cadbury, que avalia em 850 pence (943 centavos de euro) cada título da empresa britânica, dos quais 500 pence em dinheiro e o resto em ações da gigante dos Estados Unidos.

Com este acordo, que o conselho da Cadbury recomendará a seus acionistas, se encerram meses de negociações entre ambas as partes desde que a Kraft apresentou sua oferta em agosto passado, rejeitada pela britânica.

Além disso, os acionistas da Cadbury terão direito a receber 10 pence por cada ação da Cadbury em forma de dividendo especial, acrescenta a nota.

Eles afirmam que os termos desta oferta final refletem a força do negócio da Cadbury, suas marcas e as possibilidades de crescimento futuro graças à combinação de ambos os negócios.

A Kraft acredita que esta combinação representa uma estratégia adequada e complementar, que permitirá criar uma empresa líder com mais de 40 marcas e com vendas anuais, cada uma, de mais de US$ 100 milhões, ressalta o texto.

O comunicado acrescenta que o grupo resultante deste acordo terá, além disso, uma posição líder em mercados emergentes, entre eles Brasil, Rússia, Índia, China e México.

Segundo a imprensa britânica, os diretores de ambas as empresas negociaram durante toda a noite os termos desta oferta.

A conselheira delegada da Kraft, Irene Rosenfeld, veio a Londres no fim de semana para tentar convencer os acionistas da empresa britânica, de acordo com a imprensa.

A Cadbury, com 186 anos de história, tem marcas de chocolates como Dairy Milk, Flake, Creme Egg, Milk Tray e Cadbury Rosesy, entre outras. Já a Kraft, fundada há 107 anos, conta com marcas como o café Kenco, o queijo Philadelphia, o chocolate Toblerone e os biscoitos Oreos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host