UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/01/2010 - 12h12

Exército de Israel cria unidade para proteger vazamento de informações

Jerusalém, 20 jan (EFE).- O Exército israelense criará uma unidade especializada na internet e em tecnologias avançadas de comunicação para impedir que informações confidenciais e secretas cheguem às mãos de jornalistas e grupos armados inimigos.

A nova unidade, que dependerá do corpo de Inteligência Militar, se encarregará da fiscalização de soldados e oficiais que deixem vazar informações a jornalistas de forma desautorizada, informa a revista militar "Bamahané".

Além disso, a unidade vigiará redes sociais na internet, como Facebook, MySpace ou Twitter, na busca de tentativas por parte de milicianos e grupos armados de obter informações dos soldados israelenses.

A preocupação com a rapidez que informações sigilosas chegavam a mãos inimigas surgiu por causa da Guerra do Líbano de 2006.

Nessa guerra, Israel enfrentou pela primeira vez a situação de combater ao vivo, não apenas por causa da informação divulgada pela imprensa, mas porque a população, com câmeras e telefones celulares, transmitia todo tipo de informação pela internet.

A comissão que investigou o fracasso de Israel frente à milícia xiita Hisbolá recomendou a criação da nova unidade, que poderá submeter qualquer suspeito ao detector de mentiras.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host