UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/01/2010 - 14h30

Irã eliminará vários zeros da moeda para ajustar valor, diz Ahmadinejad

EFE
Teerã, 20 jan (EFE).- O Governo iraniano eliminará vários zeros da moeda nacional com o objetivo de ajustá-la a seu "valor real", disse hoje o presidente do Irã, o ultraconservador Mahmoud Ahmadinejad.

"Devemos eliminar vários zeros do rial para que recupere seu valor real (...). Certas razões fizeram com que o rial tenha se desvalorizado frente ao ouro, portanto, devemos ajustar seu valor", disse, sem explicar as razões.

Diversos economistas advertiram que a supressão dos zeros da moeda iraniana (atualmente, US$ 1 equivale a cerca de 10 mil riales), poderia estimular a inflação registrada no país há anos.

A política econômica de Ahmadinejad foi amplamente criticada ao longo de seu primeiro mandato devido à contínua alta dos preços e da inflação, que oficialmente chegou a atingir 30%.

No entanto, os mais recentes números oficiais publicados pelo Governo colocam a inflação abaixo de 10%, embora economistas independentes assegurem que os números reais são maiores.

O presidente iraniano iniciou seu novo mandato com outra decisão econômica polêmica: a substituição dos subsídios aos alimentos, energia e combustíveis, entre outros produtos, por ajudas diretas à população em dinheiro.

"Todos os iranianos se beneficiarão das ajudas procedentes da lei de reorientação dos subsídios", afirmou hoje o presidente.

Segundo o Ahmadinejad, "70% dos iranianos receberão as ajudas na primeira fase e os 30% restantes receberão as ajudas na segunda fase", acrescentou Ahmadinejad, cujas declarações são publicadas pela agência de notícias local "Isna".

A nova lei, que foi objeto de disputa com o Parlamento, foi igualmente criticada pelos especialistas, que consideram que pode voltar a estimular a inflação.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host