UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 10h49

Coreia do Sul defende estabelecer agenda pós-crise em Davos

Davos (Suíça), 28 jan (EFE).- O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, cujo país assume este ano a Presidência rotativa do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes), defendeu hoje que este grupo estabeleça sem demora a agenda da pós-crise e aplique todas as reformas que sejam necessárias.

"O G20 continuará este ano seus esforços para superar as consequências da crise financeira global e redobrar seus esforços para coordenar políticas que levem à recuperação. Mas, além disso, já é hora de o G20 estabelecer a agenda pós-crise como uma plataforma que garanta um crescimento equilibrado da economia mundial nos próximos meses e anos", afirmou Lee.

O presidente sul-coreano realizou um discurso especial na 40ª edição do Fórum Econômico Mundial, que acontece esta semana em Davos.

O líder asiático considera que, durante este ano, o G20 deve estabelecer um marco de longo prazo para a coordenação política "que garanta um crescimento equilibrado e sustentável".

Para conseguir isso, Lee pretende que o G20 se concentre em conseguir o consenso para que seja possível implementar o marco para um crescimento forte, sustentável e equilibrado, estipulado na última reunião do grupo, em Pittsburg.

Além disso, segundo o presidente sul-coreano, é preciso prosseguir as ações a fim de melhorar a regulação financeira, assim como reformar as instituições internacionais de crédito, como o Banco Mundial ou o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Além disso, o presidente sul-coreano disse que outro ponto da agenda do G20 deve ser o estabelecimento do que se conhece como a rede de salvaguarda financeira global, que crie um mecanismo para evitar as repentinas mudanças dos fluxos de capital nos países emergentes e em desenvolvimento.

Lee quer que todas estas reformas tomem corpo na próxima reunião do G20, em novembro, em Seul, e lembrou que a Coreia do Sul é o primeiro membro a presidir esse grupo que não faz parte do Grupo dos Oito (G8, os países mais desenvolvidos e a Rússia).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host