UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 17h25

Standard & Poor's mantém qualificação da Islândia por incerteza financeira

EFE
Berlim, 29 jan (EFE).- A agência de classificação de riscos Standard & Poor's informou hoje que mantém a qualificação da Islândia no baixo status de "CreditWatch" devido à incerteza financeira vivida pelo país.

Esse status se aplica tanto ao câmbio de moeda estrangeira "BBB-/A-3" a curto e longo prazo como para o câmbio de moeda local "BBB+/A-2" a curto e longo prazo.

"O status CreditWatch indica a probabilidade de uma degradação caso vejamos que a incerteza política aumenta e que as pressões externas de liquidez persistem diante do veto do presidente Olafur Ragnar Grimsson ao 'Icesave Act' que o Parlamento aprovou no final do ano passado", disse o analista de crédito da Standard & Poor's, Moritz Kraemer.

No início deste mês, o presidente islandês, Olaffur Grimsson, se negou a ratificar a mencionada lei, que regulamenta a indenização de poupadores de fora do país que tenham perdido seu dinheiro com a quebra do banco Icesave e anunciou que submeterá a norma a um plebiscito em 6 de março.

Uma semana antes, o Parlamento islandês tinha aprovado a lei que prevê a devolução gradual de 3,5 bilhões de euros aos possuidores de depósitos.

No entanto, a lei gerou resistência de parte da população e 56.089 pessoas, um quarto do eleitorado islandês, assinou um abaixo assinado contra as indenizações.

Segundo a agência, de acordo com as pesquisas de intenções de voto, é "provável" que a lei seja rejeitada no plebiscito, mas destacou que, mesmo assim, a negociação política com os países dos credores estrangeiros ainda pode levar a um "compromisso aceitável" por todas as partes.

No entanto, caso não haja um compromisso que garanta a continuação do apoio financeiro externo, a agência considera que se deterioraria ainda mais "o difícil ambiente para a formulação de políticas" e cresceria o "risco de uma contínua interrupção econômica e outra depreciação da moeda".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host