UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/02/2010 - 02h14

Coreias voltam a negociar sobre complexo industrial de Kaesong

EFE
Seul, 1 fev (EFE).- Representantes das duas Coreias começaram hoje uma nova rodada de encontros de trabalho sobre o complexo industrial conjunto de Kaesong, situado na Coreia do Norte, informou hoje a agência sul-coreana "Yonhap".

Em janeiro, as duas Coreias já mantiveram um diálogo bilateral após uma missão conjunta à China e Vietnã para estudar um novo modelo de desenvolvimento para o complexo industrial, onde uma centena de empresas sul-coreanas emprega cerca de 40 mil trabalhadores norte-coreanos.

Antes de partir para Kaesong, o chefe da delegação sul-coreana, Kim Young-tak, disse que este encontro "se centrará em abordar o transporte, alfândegas e as comunicações no complexo de Kaesong, assim como a construção de alojamentos" para os trabalhadores norte-coreanos.

Kim se mostrou confiante em que a competitividade e a produção do parque industrial aumentarão uma vez solucionados esses problemas.

No entanto, se prevê que a Coreia do Norte exigirá um aumento do salário de seus trabalhadores para US$ 200, frente aos US$ 70 cobrados atualmente.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host