UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 04h03

Toyota faz recall de mais de 200 mil veículos no Japão

EFE
Tóquio, 9 fev (EFE).- A Toyota anunciou hoje o recall em território japonês de 223.068 modelos híbridos, a maioria da terceira versão do popular Prius, devido a uma possível falha em seu sistema de freios, informou o Ministério dos Transportes do Japão.

A medida afeta principalmente a terceira e última geração do Prius, o carro mais vendido no Japão em 2009. A expectativa é de que a montadora anuncie recalls similares em breve nos Estados Unidos, segundo a agência japonesa "Kyodo".

Os carros chamados para revisão no Japão são 199.666 Prius produzidos até o final de janeiro, 10.820 modelos Sai e 12.423 Lexus HS250h, além de 159 Prius Plug-in, todos eles modelos híbridos que combinam motor elétrico e movido a gasolina, e cujos sistemas de freios são similares.

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, deve conceder uma entrevista coletiva às 15h30 locais (4h de Brasília) na sede da companhia em Tóquio para dar mais detalhes sobre o Prius.

O recall do Prius se soma aos quase oito milhões de veículos Toyota que deverão passar por oficinas no mundo todo por possíveis problemas com a resposta do pedal do acelerador, que pode ficar travado.

O presidente de Toyota pediu perdão pela "ansiedade" causada nos milhões de clientes de sua companhia no mundo todo e garantiu que seus carros são "seguros".

Até o último dia 1º, 94 queixas tinham sido apresentadas ao Ministério dos Transportes japonês por causa da possível falha nos freios do Prius, que a Toyota atribui a um defeito do software e não a uma falha mecânica.

Mais de 100 reclamações foram apresentadas também nos Estados Unidos, e por isso veículos de imprensa dão como certo que haverá um recall do Prius em território americano.

Segundo a Toyota, o possível defeito de seus freios, que provoca um atraso no software que coordena o sistema ABS, já foi reparado no final de janeiro. Por isso, os veículos produzidos depois disso não serão afetados.

O Prius se transformou no símbolo da aposta de Toyota pela tecnologia verde e seu mais recente sucesso de vendas. Desde que sua terceira geração chegou ao mercado, em maio passado, a empresa japonesa vendeu mais de 300 mil unidades em 60 países.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host