UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 02h12

Toyota retoma produção nos EUA; cresce expectativa sobre novo recall

EFE

Washington/Tóquio, 8 fev (EFE).- A Toyota retomou hoje a produção em seis de suas fábricas nos Estados Unidos após detectar uma falha no acelerador de oito modelos, enquanto cresce a expectativa de que a montadora fará nas próximas horas o recall de centenas de milhares de veículos híbridos Prius 2010 afetados por problemas nos freios.

Fontes da Toyota informaram à Agência Efe que o presidente da montadora, Akio Toyoda, oferecerá hoje uma entrevista coletiva sobre o Prius.

A entrevista coletiva de Toyoda está prevista para as 15h30 locais (4h de Brasília) na sede da companhia, em Tóquio. Uma porta-voz da Toyota disse apenas que será sobre o Prius, sem dar mais detalhes.

Segundo a agência japonesa "Kyodo", a Toyota anunciará hoje no Japão o recall de 170.000 unidades da terceira geração do Prius, o carro mais vendido neste país em 2009, por um atraso na resposta dos freios devido a um defeito do software que coordena o sistema ABS.

A montadora, que previsivelmente também tomará uma medida similar imediatamente nos Estados Unidos, deve anunciar o recall de outros modelos híbridos que usam o mesmo sistema, como o Sai e o Lexus HS250h.

Segundo a imprensa japonesa, no total, a Toyota fará o recall de 220 mil unidades de seus carros, enquanto veículos de comunicação americanos elevam esse número para 330 mil veículos nos Estados Unidos e no Japão.

A companhia interrompeu a produção de oito modelos na segunda-feira passada após anunciar o recall de quase oito milhões de veículos afetados por um defeito que trava o pedal do acelerador.

A Toyota anunciou na semana passada que tinha uma solução para o problema e que interromperia a produção dos modelos afetados para que as linhas de montagem pudessem substituir o pedal defeituoso pelo novo componente.

Na quarta-feira, um comitê do Congresso americano deve realizar uma audiência sobre os sucessivos recalls da Toyota e é provável que a montadora decida agir antes disso anunciando o recall do Prius.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host