UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/02/2010 - 15h18

Nokia negocia acordo com Microsoft para usar Windows, diz jornal

Nova York, 10 fev (EFE).- A empresa tecnológica Nokia, maior fabricante mundial de telefones celulares, está negociando um acordo com a Microsoft para utilizar o sistema operacional Windows, afirma nesta quinta-feira o diário "The Wall Street Journal".

Fontes ligadas à companhia disseram ao jornal que, se houver um acordo a tempo, o executivo-chefe da Nokia, Stephen Elop - que há apenas cinco meses era o presidente da Divisão Empresarial da Microsoft -, poderia anunciar o pacto diante de um grupo de investidores já nesta sexta-feira, em Londres.

A Nokia, que também desenvolve seu próprio sistema operacional, Symbian, também estaria próxima de obter um acordo com a Google para o uso do sistema operacional Android, acrescenta o jornal.

Essas negociações fazem parte de uma tentativa do novo executivo-chefe da companhia - o primeiro não finlandês a assumir esse posto - de recuperar sua posição de competitividade nos Estados Unidos, um mercado dominado pelos sistemas da Apple, Google e Research In Motion.

Nesse esforço para reestruturar a companhia, Elop estaria planejando uma grande mudança no Conselho de Administração da empresa, segundo essas fontes ligadas a Nokia, que poderia ser divulgada nesta quinta-feira.

A informação do "The Wall Stret Journal" é divulgada um dia depois do vazamento de um comunicado interno da companhia em que o próprio Elop afirma que a Nokia é como "uma plataforma (petrolífera) em chamas", devido aos numerosos e graves problemas que enfrenta.

"O primeiro iPhone saiu à venda em 2007 e nós ainda não temos um produto que se aproxime dele. O Android entrou em cena há dois anos e nesta semana nos tirou a liderança em volume de smartphones", indica o canadense nesse comunicado interno.
Hospedagem: UOL Host