UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/02/2010 - 14h11

Petrobras descobre reserva de petróleo na bacia de Campos

EFE
Rio de Janeiro, 11 fev (EFE).- A Petrobras anunciou hoje a descoberta de uma reserva de petróleo com cerca de 25 milhões de barris de petróleo de 20 graus na escala API em águas pouco profundas da bacia de Campos.

A reserva foi descoberta em águas com apenas 200 metros de profundidade e próximo dos locais em que a empresa explora enormes jazidas em grandes profundidades na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro, de onde a Petrobras extrai cerca de 80% do petróleo brasileiro.

A nova área produtora fica só a seis quilômetros da plataforma que a companhia utiliza para extrair o petróleo, na área conhecida como Campo de Pampo.

"A descoberta abre uma importante frente exploratória ao leste das concessões de Pampo e Bicudo", explicou a empresa em comunicado.

Segundo a empresa, como na região já existe infraestrutura de produção instalada, a exploração da nova área poderá ser iniciada a partir das plataformas que operam em Pampo e no campo de Bicudo.

"Diante das características de porosidade e permeabilidade e da espessura da reserva, calcula-se que o fluxo de petróleo do poço possa chegar a 3 mil barris diários", acrescenta a companhia.

"A descoberta é resultado da estratégia de intensificar os trabalhos em áreas próximas aos campos em produção para aproveitar a capacidade das instalações, reduzir os custos de produção e agilizar a extração de novos volumes de petróleo", segundo a empresa.

A Petrobras - maior empresa brasileira e uma das petrolíferas que mais cresce no mundo - produz 2,5 milhões de petróleo e gás natural por dia no Brasil e nos campos que explora no exterior.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host