UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/02/2010 - 01h59

Japão segue como a segunda economia do mundo

EFE

Tóquio, 15 fev (EFE).- A economia do Japão segue como a segunda do mundo, depois dos Estados Unidos e à frente da China, com um crescimento de 4,6%, entre outubro e dezembro e um Produto Interno Bruto (PIB) total de US$ 5,08 trilhões em 2009.

Em relação ao trimestre anterior, o PIB japonês registrou um aumento de 1,1%, que representa o terceiro trimestre consecutivo de crescimento da economia.

Os números confirmam que o Japão continua sendo a segunda economia do mundo, embora a China, seu principal parceiro comercial, se aproxime cada vez mais, após registrar em 2009 um PIB de US$ 4,91 trilhões.

O crescimento chinês ficou em 8,7% em 2009. Os analistas apontam a que é questão de pouco tempo para que os chineses ultrapassem os japoneses e passem a ser a segunda economia do mundo. É provável que isso aconteça já em 2010.

Em relação ao ano anterior, em 2009 o PIB japonês registrou uma queda recorde de 5%, depois que o país saiu, no segundo trimestre, de sua pior recessão após a Segunda Guerra Mundial.

Os números divulgados hoje superam as estimativas dos analistas, que apontavam um crescimento anual próximo de 3,5% e 0,9% entre outubro e dezembro.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host