UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/02/2010 - 14h50

Brasil registra recorde de empregos formais em janeiro

Rio de Janeiro, 18 fev (EFE).- O Brasil registrou em janeiro passado 181.419 novos postos de trabalho formais, um recorde para o mês, informou hoje o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que se mostrou convencido de que 2010 será um ano histórico para o mercado de trabalho do país.

O resultado supera em 27% o recorde anterior, de janeiro de 2008, quando foram criados 142.921 vagas de emprego formais, acrescentou o ministro.

Segundo o balanço, a indústria de transformação, que tinha cortado postos de trabalho em dezembro de 2009, reagiu em janeiro passado com a criação de 68.920 novos empregos.

O setor de serviços gerou 57.889 vagas, enquanto a construção civil apresentou outras 54.330.

"A indústria forte é sinal de recuperação total da economia. Essa é a demonstração de que o ano começa muito bem e mais uma vez digo que teremos o melhor ano na geração de empregos na história do país", disse Lupi a jornalistas.

O ministro considera que, com o crescimento de 5% previsto para a economia brasileira neste ano, o Governo atingirá a meta de criar 2 milhões de empregos.

"Não há mecanismo melhor para medir o desempenho da economia do que o emprego. Se a economia vai bem, geram-se empregos e, se vai mal, eles são perdidos", ressaltou Lupi.

O setor de comércio, por outro lado, cortou 6.787 empregos em janeiro, o que o ministro atribuiu a fatores sazonais pelo vencimento de contratos relacionados com a temporada de dezembro.

Os números totais sobre o emprego em janeiro serão divulgados na quinta-feira da próxima semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host