UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/02/2010 - 03h39

EUA divulgam hoje dados preliminares do PIB do quarto trimestre de 2009

EFE
Washington, 26 fev (EFE).- O Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulgará hoje, às 10h30 (horário de Brasília) seu cálculo preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2009, com expectativa de crescimento de 5,7%, confirmando a estimativa inicial, segundo analistas.

Em sua primeira estimativa, divulgada recentemente, o Departamento de Comércio tinha assinalado um crescimento de 5,7% do PIB entre outubro e dezembro, além de um aumento de 0,6% do índice de preços vinculado ao PIB.

Os analistas calculam que o aumento ficará entre 5,4% e 6%, e o consenso fica na mesma taxa divulgada pelo Governo, 5,7%.

Em relação ao índice de preços, as expectativas de aumento dos analistas ficam entre 0,6 e 0,7%, e o consenso também se iguala àquilo que o Governo divulgou que espera (0,6%).

O ritmo de crescimento da atividade econômica nos EUA no último trimestre do ano passado foi o mais alto em seis anos, e refletiu o menor ritmo de eliminação de estoques, uma desaceleração das importações e um aumento do investimento fixo não residencial.

A economia americana voltou a crescer na segunda metade de 2009, após quatro trimestres de quedas na crise mais profunda e duradoura desde a Grande Depressão da década de 1930.

Apesar da recuperação, o índice de desemprego está em 9,7%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host