UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/02/2010 - 10h55

Eurozona mantém ritmo moderado de recuperação

Bruxelas, 26 fev (EFE).- A zona dos países do euro continuou sua recuperação econômica em ritmo moderado em janeiro, como aponta o índice elaborado pela entidade privada de análise The Conference Board que subiu 0,8%, para 107,4 pontos.

O "índice LEI" tinha experimentado um aumento de 0,9% em dezembro e de 0,5% em novembro.

"A moderação da tendência de alta do índice para a eurozona sugere que provavelmente a recuperação não alcançará velocidade durante 2010, como nos Estados Unidos", indicou em comunicado Jean-Claude Manini, um economista de The Conference Board.

Além disso, acrescentou que, em contraste com esse país, "as atuais condições econômicas da zona do euro foram enfraquecidas".

Este índice é elaborado a partir de oito indicadores econômicos para o conjunto da área do euro, como o sentimento econômico, o diferencial de taxas de juros e a evolução da Bolsa.

A entidade explicou que seis dos oito componentes contribuíram positivamente para o índice em janeiro, mas detalhou que a taxa de crescimento nos últimos seis meses está em desaceleração desde setembro.

O índice LEI aumentou 12,5% desde a queda de março de 2009, enquanto o "índice CEI", que mede a atual atividade econômica, caiu 0,1% desde janeiro, para 101 pontos, conforme as estimativas preliminares da entidade.

Lembrou que, em dezembro, diminuiu 0,3% e permaneceu estável em novembro.

Para The Conference Board, o índice CEI da eurozona avança em um ritmo "substancialmente mais lento" que durante a primeira parte de 2009, embora tenha assinalado que cresceu ligeiramente nos últimos meses.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host