UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/02/2010 - 15h06

Ritmo da venda de casas usadas em janeiro cai 7,2% em janeiro

Washington, 26 fev (EFE).- O ritmo de venda de casas e apartamentos usados caiu 7,2% em janeiro a uma taxa anualizada de 5,05 milhões, o mais baixo em sete meses, informou hoje a Associação Nacional de Agentes de Bens Imobiliários.

As vendas de casas usadas caíram durante dois meses consecutivos, após aumentar de maneira sustentada durante o segundo semestre de 2009, graças a subsídios federais para as pessoas que compraram casa ou apartamento pela primeira vez.

A diminuição de 16,2% no ritmo de vendas em dezembro foi a maior da qual se tem registro, e a de janeiro foi a segunda mais pronunciada desde 1999.

"Estas não são boas notícias", disse Lawrence Yun, economista principal da associação. "Há uma preocupação crescente acerca da força da recuperação no setor da moradia".

O Governo do presidente Barack Obama estendeu até o dia 30 de abril o subsídio para as compras de casas.

O ritmo de vendas em janeiro passado foi 11,5% mais alto que em janeiro de 2009.

No mês passado o estoque de casas à venda caiu 0,5% para 3,265 milhões de unidades, o qual equivale a 7,8 meses de provisão ao ritmo de vendas nesse mês.

As vendas de casas sob execução hipotecária e as de pessoas que têm com o banco uma dívida maior que o valor de sua propriedade, representaram em janeiro 38% de todas as vendas, comparado com 32% em dezembro.

O preço médio de venda de uma casa usada em janeiro foi de US$ 164,7 mil, aproximadamente o mesmo que um ano antes.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host