UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

03/03/2010 - 04h40

Cúpula Global das Mulheres, em Pequim, terá mais de mil participantes

EFE
Pequim, 3 mar (EFE).- Mais de mil mulheres de todo o mundo se reunirão em Pequim entre os próximos dias 20 e 22 para participar da Cúpula Global das Mulheres, realizada há 20 anos, que busca estratégias para acelerar o progresso econômico feminino no planeta.

A presidente da Cúpula, Irene Natividad, assegurou hoje durante uma entrevista coletiva que em 2009 o foco estará nas "soluções que mulheres, tanto da China como de outras partes do mundo, desenvolveram, para que assim outras mulheres possam aprender com elas e utilizem estas soluções em seus próprios trabalhos".

Natividad, que tem origem filipina e vive há mais de 40 anos nos Estados Unidos, ressaltou que "as mulheres representam a metade da força de trabalho no mundo" e acrescentou que elas serão "a chave para o desenvolvimento sustentável da economia de cada país".

Entre muitas das participantes da cúpula, estão a vice-presidente do Vietnã, Thi Doan, a ministra irlandesa de Empresas e Emprego, Mary Coughlan, e a Primeira-dama da Tanzânia, Salma Kikwete.

Além disso, participarão também quatro mulheres que durante os últimos anos foram selecionadas na lista das 50 personalidades mais importantes pela revista "Fortune". Os nomes delas não foram revelados.

"Trata-se principalmente de um fórum de negócios e achamos que China terá um papel central na economia do século XXI, por isso é importante para as mulheres empresárias e líderes governamentais encontrarem-se com suas colegas aqui, para começar a entender a economia desta nação", disse Natividad.

A presidente afirmou que este acontecimento, que tem como lema "As mulheres na primeira fila da mudança", é também "uma via para fazer negócios e desenvolver alianças comerciais que representam um benefício mútuo".

A última Cúpula Global das Mulheres, realizada anualmente, aconteceu em Santiago do Chile. Cidades como Hanói (Vietnã), Berlim (Alemanha) e Cairo (Egito) já receberam eventos anteriores.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host